segunda-feira, 27 de abril de 2015

Maravilhosas Distopias

Maravilhosas Distopias, organizado por Maurício Coelho, leva ao leitor onze contos de onze autores. A distopia ou utopia negativa é um subgênero da ficção-científica e algumas características são o totalitarismo, autoritarismo, e a tecnologia sendo utilizada como ferramenta de controle.

Mas então o que seria uma maravilhosa distopia ou uma distopia maravilhosa? Quem está vivendo a utopia negativa, serão os personagens das obras ou leitor? Talvez os personagens gostem da realidade em que vivem, porém o leitor se sinta perturbado com aquilo. Quem sabe, Glauceste, protagonista de Escapismo Suicida não tenha aceitado sua condição e nem se passa por sua mente em viver em uma situação melhor?

São histórias de ficção-científicas sufocantes pelais quais o leitor terá que suportar.



Zygmunt Bauman já prevê o fim da democracia, mas não consegue dizer de que forma. O mundo já não aguenta tanta desigualdade. Este famoso sociólogo polonês, vai contra as palavras da ficção científica que enxergam um futuro nebuloso, encoberto por brumas de mil megatons, repleto da mais intensa desigualdade e realidades múltiplas; um mundo que cada vez mais caminha para as profundezas, rumo às distopias de Aldous Huxley e George Orwell.


Download em Epub - Indisponível 



3 comentários: